Fotografia e Práticas artísticas I

Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário Emergencial - 2020.2 - UFES

EMENTA

As alianças midiáticas formaram uma névoa em torno da fotografia. A fotografia introjetou a névoa do inconsciente óptico ao não consciente algorítmico que hoje viraliza spam. Jogar com o funcionamento técnico básico do aparato e código fotográfico para perceber o entorno: territórios diaspóricos explorados com o olho tátil..  

OBJETIVOS

Geral:

- Experienciar uma percepção crítica/criativa sobre práticas fotográficas na arte e na vida.

 

 Específicos:

- Conhecer princípios de operação do aparato fotográfico e fundamentos técnicos do jogo com seus códigos básicos.

- Expandir teoricamente as compreensões sobre fotografia a partir de um engajamento criativo da percepção com seu entorno.

- Situar o contexto atual de nossas vidas através da fotografia.

- Vivenciar a sala de aula arte-educativa audiovisual e em rede de modo a gerar um fluxo de retroalimentação entre exercícios fotográficos, vida e reflexividade pedagógica.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

- Arqueologia dos meios ópticos.

Reflexão sobre o processo de alianças midiáticas que resultaram na invenção da fotografia e seu enquadramento por discursos históricos. 

 

- Fotografia e arte moderna.

Percepção sobre as relações que a fotografia foi estabelecendo ao longo do século XX com teorias sobre o real, bem como sobre os modos que o gesto fotográfico foi se relacionando com um espectro diverso de práticas de arte moderna. Pensamento sobre experiências fotográficas desde o Brasil.  

 

- Funcionamento técnico.

Contato com códigos básicos de operação do equipamento fotográfico e uso poético de técnicas de composição, exposição, velocidade do obturador e lentes.

 

- Fotografia e arte contemporânea.

Dimensionar a fotografia hoje através de uma atenção para suas relações com espaço/lugar/território, feminismo, diáspora, reprodutibilidade e viralidade.

Aula 01 - Aprendendo fotografia no ensino remoto emergencial audiovisual conectado em rede

Fotografia I - Ufes - 2020

Aula 03 - O Brasil fotografado

Brasil fotografado - 2.jpg

Aula 05 - Equipamentos, exposição e obturador

foto aula 7.jpg

Aula 07 - A fotografia e o real

Aula 03.jpg

Aula 09 - O fotográfico na arte do século XX

traço.jpg

Aula 11 - Diáspora e fotografia

02 - Jenevieve Aken 01.jpg

METODOLOGIA

  • As aulas acontecerão de modo síncrono (Meet/Google Classroom) e assíncrono (videoaulas e textos).

 

  • Instruções sobre o acesso a Google Classroom:

 

https://www.youtube.com/watch?v=bwIowk-9kiE

 

https://support.google.com/edu/classroom/answer/6072460?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR

 

http://www.alegre.ufes.br/login-%C3%BAnico-e-mail-institucional-e-redirecionamento-de-e-mail

 

  • Os conteúdos serão disponibilizados semanalmente de modo assíncrono: videoaula, sugestões de textos e exercícios (Via Google Classroom / Drive)

 

  • Os discentes terão uma semana para trabalhar com o conteúdo, . Nas aulas síncronas, os alunos também devem apresentar e discutir os exercícios propostos na aula assíncrona (videoaula).

  • Os exercícios propostos envolvem fotografia com a percepção dos entornos da sala de aula

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

- Participação em pelo menos 70% dos exercícios sugeridos (5 pontos).

- Realização de um ensaio transmídia, apresentado ao final da disciplina (5 pontos).

Aula 02 - Arqueologia dos meios ópticos

aula 02.jpg

Aula 04 - Enquadramento e composição

posicaodentrodoquadro.jpg

Aula 06 - Diafragma e foco

foto aula 08.jpg

Aula 08 - Da reprodutibilidade à viralidade

semana 04.jpg

Aula 10 - Multerritorializações

Kopenawa.jpg

Aula 12 - Fotografia, olho tátil e feminismo

Claude Cahun 5.jpg

Aula 13 - Os gestos de fotografar

yuri firmeza.jpg