Aula 09 - Composição

Na nossa quinta semana, buscamos:

Ter contato com uma diversidade de possibilidades de pensar a composição e o quadro.

Por onde passamos?

- Pela regra de três

- Pelas formas geométricas na composição

- Pelas possibilidades de posicionamento do objeto no enquadramento

- Pela importância das bordas do quadro

- Pela profundidade na composição

- Pela relação entre figura e fundo

- Pela relação entre cores na composição

- Por alguns princípios da Gestalt

Para percebermos que...

- O objeto/tema pode estar centrado ou fora do centro.

- Podemos compor levando em consideração a presença na imagem de: uma linha condutora, uma curva em S, uma curva em C, uma curva em C reverso, a forma de L, a forma de V, triângulos, linha do horizonte, diagonal, simetria, repetição.

- O objeto/tema/assunto pode estar no plano de frente, sendo enquadrado dentro da própria foto por outros elementos, no plano focal ou fora, variando em escala, na vertical, em aproximação, aparecendo como parte de um todo ou com o quadro preenchido, o quadro dentro do quadro, com posição variada dentro do quadro ou inclinado  (tilt).

- Na relação entre figura e fundo, estes podem estar separados, construídos com ou sem planejamento, bem como praticando Notan.

- Em relação a profundidade, podem existir múltiplos planos, perspectiva linear, perspectiva aérea, gradiente de textura, distanciamento da câmera.

- Em relação aos princípios da gestalt, podemos destacar: similaridade, proximidade, similaridade e proximidade, continuação, fechamento.

- Os retratos podem ser compostos de modo formal, informal, ambiental, com a câmera distante, destacando o tamanho da pupila do retratado.

- Na composição podemos articular cores quentes, cores frias, cores suaves, cores fortes, cores complementares.