Aula 12 - Fotografia e diáspora

Na quarta semana, buscamos:

- Dedicar atenção a produção fotográfica pretx/diaspórica, suas questões e estéticas.

Por onde passamos?

Festival Valongo e Diane Lima, Black Lives Matters, #STOPSARS, Januário Garcia, Jenevieve Aken, Ming Smith, Ayrson Heráclito, Denise Camargo, Rosana Paulino, Roger Cipó, Lázaro Roberto, Maria Magdalena Campos-Pons, Keyezua, Stan Squirewell, Adama Delphine Fawundu, Nona Faustine, Girma Berta, Shawn Theodore, Zarita Zevallos, Alice Mann, Seidoy Keita, Omar Said Bakor, Ricardo Rangel, Peter Magubane, David Glodblatt.

Para destacarmos:

- Como as culturas pretas/diaspóricas se relacionam com o meio fotográfico a partir de abordagens que trazem uma ênfase para a experiência corporificada da ancestralidade e da religiosidade como forma de resistência, bem como à alacridade e a veneração às forças da Terra como parte da vida.

- Também vimos como fotógrafos como Januário Garcia ou Lázaro Roberto trabalharam simultaneamente na luta, na documentação e no arquivamento da cultura negra, tanto no Rio de Janeiro como na Bahia. Por vezes, com pouco apoio institucional.

- Vimos também como a visualidade de distintas manifestações étnicas africanas (influenciadoras do modernismo europeu) aparece ressignificada na fotografia contemporânea, abordando não só o trauma, como também a cura para o racismo estrutural.