top of page

Aula 08 - Escuta e som

Na nossa oitava semana, buscamos:

- Ampliar nosso repertório sobre som, aproximando-se da arte sonora.

O que nós vimos?

- Aspectos do pensamento de John Cage sobre o que é ser experimental ao se trabalhar com ruídos, som e música.

- Percursos capazes de nos introduzir à respostas para as seguintes perguntas:

 Pode o som ser exibido como um objeto artístico em uma galeria?

 

A ideia de exibição de arte sonora não seria problemática para as artes visuais, considerando que o som é um fenômeno predominantemente efêmero e imaterial?

 

O que é um objeto de arte sonora e o que define um objeto sonoro enquanto arte?

O que é um evento sonoro? Como tal concepção se fundamenta na filosofia indiana?

.

Por onde passamos?

Luigi Russolo, Dadaísmo, Surrealismo, Fluxos, John Cage, Murray Schaffer, Willem de Kooning, Ulg Langheinrich e Kurt Hentschläger, Budhaditya Chattopadhyay.

Para termos contato com..

Definições de escuta e conceitos importantes, como o de objeto sonoro, paisagem sonora, evento sonoro. Também com a noção de ruído e como ela passa a importar para a música experimental de um modo que foi incorporado pelas artes visuais.  Também com o fato de que as artes visuais nem sempre soube o que fazer com artes não visuais, como a arte sonora, mas que os artistas visuais não devem ignorar a dimensão sonora da criação.

Objeto sonoro: Shaffer o entendia como uma representação intencional do som para um ouvinte. Ele enfatizava a conexão do som com a sua fonte.

Paisagem sonora: o campo de sons, ruídos que estão sempre presentes nos ambientes em que nos encontramos.

Percepção acusmática: posicionamento do nosso ouvido em uma posição de experiência perceptiva com uma ênfase na percepção sonora, deslocando a primazia da visão na experiência perceptiva.
 

Evento sonoro: Um evento definido pela trajetória essencial da produção e consequente recepção do som.  Sua narrativa é hipoteticamente atada a fonte que o produz. As fontes do som, ou os objetos que soam quando produzem sons, são espacialmente conectados ou definidos pelo seu local, mas não são atualizados até o momento em que são transportados por um meio, atingindo um ponto de recepção e interpretação, nossa orelha e nossa mente, por exemplo. 

Observando que...

- Um aprofundamento conceitual e técnico sobre a questão do som demanda uma inteira disciplina ;)

.

bottom of page