Multimeios

Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário Emergencial - 2020.1 - UFES

EMENTA

Experiência criticamente/criativamente situada pela sala de aula audiovisual conectada em rede: arqueologias, definições, inspirações, tecnoimaginários, oscilações texto|imagem|som, coletividades, multissensorialidades, corporalidades, escalas mais que humanas, traços, bits, pixels, luz, água e vento.  

METODOLOGIA

 

  • As aulas acontecerão de modo síncrono (Meet/Google Classroom) e assíncrono (videoaulas e textos).

 

  • O dia das aulas é quarta-feira e os encontros síncronos ocorrerão das 09:25 às 11:30h.

 

  • Instruções sobre o acesso ao Google Classroom:

 

https://www.youtube.com/watch?v=bwIowk-9kiE

 

https://support.google.com/edu/classroom/answer/6072460?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR

 

http://www.alegre.ufes.br/login-%C3%BAnico-e-mail-institucional-e-redirecionamento-de-e-mail

 

 

  • Os conteúdos serão disponibilizados semanalmente de modo assíncrono: videoaula, sugestões de textos e exercícios.

 

  • Os discentes terão uma semana para trabalhar com o conteúdo. Nas aulas síncronas, os estudantes também devem apresentar e discutir os exercícios.

 

  • As reposições referentes ao feriado do dia 28/10/2020 e das aulas do dia 09/09/2020, 16/09/2020 e 23/09/2020 serão realizadas através de videoaulas, cobrindo as semanas 05, 06, 07 e 08 da disciplina.

 

  • Serão propostos exercícios que envolvem multimeios com a percepção dos entornos da sala de aula audiovisual conectada em rede (os estudantes devem participar de ao menos 70% dos exercícios)

OBJETIVOS

Geral

- Afinar a percepção crítica/criativa sobre multimeios na arte e na vida.

 

Específicos

- Expandir teoricamente as compreensões sobre multimeios a partir de um engajamento criativo da percepção com o entorno.

- Buscar afinidades através do reconhecimento de uma diversidade ampla de práticas artísticas e criativas, levando em consideração suas relações sociotécnicas e suas posições em encruzilhadas midiáticas.

- Situar o contexto atual de nossas vidas através das relações entre imaginário e tecnologia.

- Experienciar a sala de aula arte-educativa audiovisual e em rede de modo a gerar um fluxo de retroalimentação entre exercícios práticos, cotidiano e reflexividade pedagógica.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Arqueologia dos multimeios. Multimeios e etc-meios. Artistas multimeios. Tecnologia, informação e conceitualismos. Texto e imagem. Escuta e Som. Arte e coletivismo. Multissensorialidade e multimeios. Arte e interatividade. Gestos performativos. Escalas entre arte e arquitetura. O cinema na arte contemporânea. O arquivo na arte contemporânea. O digital, o pós-digital e o infra-digital. Ensino-aprendizagem emergencial, audiovisual e em rede sobre multimeios.

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

- Participação em pelo menos 70% dos exercícios sugeridos (5 pontos).

- Realização de um ensaio transmídia, apresentado ao final da disciplina (5 pontos).

Semana 1: Arqueologia dos multimeios.

Aula introdutória no Google Meet.
Apresentação da disciplina remota emergencial de Multimeios.
Apresentação dos discentes.

Disponibilização da videoaula da semana 1.


Disponibilização do texto:
RILKE, Rainer Maria. Som Primal. 1919. (trad. livre)

Semana 2: Multimeios e etc-meios.

Aula síncrona sobre o conteúdo disponibilizado na semana 01 e apresentação de exercícios.


Disponibilização da videoaula da semana 02.


Disponibilização do texto:


MCLUHAN, Marshall. O meio é a massagem: um inventário de efeitos. São Paulo: Ubu, 2018.

Semana 3: Artistas multimeios.

Aula síncrona sobre o conteúdo disponibilizado na semana 02 e apresentação de exercícios
Disponibilização da vídeoaula da semana 03.


Disponibilização dos textos:

BRUSCKY, Paulo. Os multimeios na reeducação da percepção sensorial. In: Arte e Multimeios. Paulo Bruscky. Cristiana Tejo (org.). Recife: 2010. pp. 141-144.

NAGY, Lázlo-Moholy. Do pigmento à luz. (tradução livre).

NASCIMENTO, Abdias. Artes Plásticas. In: O Quilombismo: Documentos Para uma Militância Pan-africanista. Abdias Nascimento. São Paulo: Editora Perspectiva; Rio de Janeiro : Ipeafro, 2019. pp. 161-169.

Semana 4: Tecnologia, informação e conceitualismos.

Aula síncrona sobre o conteúdo disponibilizado na semana 03 e apresentação de exercícios.


Disponibilização da videoaula da semana 04.


Disponibilização do texto:
SIEGELAUB, Beth. Xerox Book. 1968

 

Semana 5: Texto e imagem.
 

REPOSIÇÃO COM VIDEOAULA

 

Disponibilização do texto:


FLUSSER, Vilém. Linha e superfície. In: O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. Vilém Flusser. Rafael Cardoso (org.). São Paulo: Ubu Editora. 2017. p. 97-121.

Semana 6: Escuta e Som.



REPOSIÇÃO COM VÍDEOAULA

 

Disponibilização do texto:
CAGE, John. História da música experimental nos Estados Unidos. In: Silêncio. John Cage. Rio de Janeiro: Cobogó. 2019. p.67-75.

 


Semana 7: Arte e coletivismo.

REPOSIÇÃO COM VÍDEOAULA


Disponibilização do texto:

ADAMS, Gavin. Coletivos de arte e a ocupação Prestes Maia em São Paulo. [2006] ARQUIVO DE EMERGÊNCIA: http://www.desarquivo.org
.

Semana 9: Multissensorialidade e multimeios.


Aula síncrona sobre o conteúdo disponibilizado na semana 04 + reposições. e apresentação de exercícios.
Disponibilização da videoaula da semana 10.


Disponibilização do texto:


CAMPOS, Ricardo; ZOETTL, Peter Anton. Arte e Antropologia? Para uma espécie de introdução. Cadernos de Arte e Antropologia, v. 1, n. 1, p. 5-8, 2012

Semana 8: Arte e interatividade.

REPOSIÇÃO COM VIDEOAULA.


Disponibilização do texto:


PLAZA, Julio. Arte e interatividade: autor-obra-recepção.

ARS (São Paulo), v. 1, n. 2, 2003. p. 09-29

Semana 10: Gestos performativos.


Aula síncrona sobre o conteúdo disponibilizado na semana 09 e apresentação de exercícios.
Disponibilização da videoaula da semana 10
Disponibilização do texto:
BAIO, César. Por um regime performativo da imagem.  In: Máquinas de imagem: arte, tecnologia e pós-virtualidade. César Baio. São Paulo: Annablume. 2015. p. 163-183

Semana 11: Escalas entre arte e arquitetura.

Aula síncrona sobre o conteúdo disponibilizado na semana 10 e apresentação de exercícios.
Disponibilização da videoaula da semana 11
Disponibilização do texto:


TAVARES, Paulo. Fragmentos de uma arqueologia da Terra. In: Contracondutas: ação político-pedagógica. / Editado por Ana Carolina Tonetti... [et.a al.]. São Paulo: ECidade, 2017.  p. 431-455.

Semana 12: O cinema na arte contemporânea.


Aula síncrona sobre o conteúdo disponibilizado na semana 11 e apresentação de exercícios.
Disponibilização da videoaula da semana 12.
Disponibilização do texto:
DUBOIS, Philippe. Um efeito cinema na arte contemporânea. Dispositivos de registro na arte contemporânea. Rio de Janeiro: Contra Capa, p. 179-216, 2009.

 

Semana 13:

O digital, o pós-digital

e o infra-digital.

Aula síncrona sobre o conteúdo disponibilizado na semana 12 e apresentação de exercícios.
Disponibilização da videoaula da semana 13
O digital, o pós-digital e o infra-digital.
Disponibilização do texto:
STEYERL, Hito. Em defesa da imagem pobre. Tradução por Mariana Paraizo, revisão de Clara Rosan (2018)

Semana 14: O arquivo na arte contemporânea.

 

Aula síncrona: reflexão sobre a experiência de ensino-aprendizagem emergencial, audiovisual e em rede sobre multimeios.

 

Apresentação dos ensaios transmídia em estágio de finalização

Semana 15:

Avaliação do ensino-aprendizagem emergencial, audiovisual e em rede sobre multimeios.

Envio dos ensaios transmídia.

Crédito das imagens por ordem:

Etienne Gaspard-Robertson. Paris. 1797.

Dick Higgins, Horizons, the Poetics and Theory of the Intermedia (Carbondale, IL: Southern Illinois Univ. Press, 1984).

Paulo Bruscky, Poesia Viva. 1977

Joe Ouakam e o Laboratoire Agit-art

Martha Rosler, Still from Housing is a Human Right, 1989. Animation on the Times Square Spectacular signboard. Installation view of Messages to the Public, Public Art Fund, New York, 1989.

Mary Ellen Bute, Color Rhapsodie (1948)

Ricardo Barbaum - The Production of The Artist as a Collective Conversation

Ruy Cézar Campos - Carvão Para Seus Olhos Tocarem

Ruy Cézar Campos - Carvão Para Seus Olhos Tocarem

Allan Ribeiro e Companhia de Dança Rubens Barbot - Esse Amor que nos Consome

Paulo Tavares - Memórias da terra

Isaac Julien - Stones Against Diamonds

Jamie Allen - Critical Infrastructure

Natalie Bookchin