Infraestruturas Circunvizinhas 01.JPG
A Chegada de Monet.JPG

A Rede Vem do Mar

The Network Comes from the Ocean

2016-2020

                                                            

Série desenvolvida entre Brasil, Angola e Colômbia, tocando na infraestrutura de cabos submarinos de fibra óptica no Atlântico Sul e consistindo até o presente momento em 04 obras, além de uma exposição site-specific na Praia do Futuro (Fortaleza), hub de cabos transoceânicos no Brasil.

Series developed between Brazil, Angola and Colombia. It touches on South Atlantic submarine cables infrastructure and consists until now in 04 artworks and a site-specific exhibition in Praia do Futuro, beach hub of submarine cables in Brazil.

                                                          

Pontos Terminais Emaranhados 02.JPG
Carvão_Para_Seus_Olhos_Tocarem_01.JPG
Carvão_Para_Seus_Olhos_Tocarem_-_Perform

CARVÃO PARA SEUS OLHOS TOCAREM

COAL FOR YOUR EYES TO TOUCH

2016-2020

Série de performances e videoinstalações sobre problemas ambientais envolvendo a extração de carvão mineral em La Guajira (Colômbia) e sua presença no nordeste brasileiro, mais especificamente no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Ceará.

Series of videoinstallations and performances about the environmental problems related with coal extraction and transport in La Guajira (Colombia) and its presence in Brazilian Northeast.

20992844_1445028855533639_82637895275313
IMG_4859.jpg

CAMPOS DE INVISIBILIDADE

FIELDS OF INVISIBILITY

2018

Curadores: Cláudio Bueno e Lígia Nobre

Curador Assistente: Ruy Cézar Campos

O que está fora de nosso campo de visão ainda continua existindo. Essa exposição propõe uma reflexão sobre a infraestrutura tecnológica global e os processos de invisibilização presentes em seus modos de atuação (técnica, social, ambiental, sexual, espiritual, econômica, estética e política). Centra-se nas relações das tecnologias com  a terra, com os corpos, e as diversas formas de vida. Reúne diferentes narrativas situadas a partir de regiões do Brasil e do Mundo.

What is outside our field of view still continues to exist. This instigating reflection, coupled with the conscious perception of the social space and its political contingencies, is the basis on which the project Fields of Invisibility is conceived and articulated. The project has taken the form of a group show dedicated to investigating and reflecting on the ecology of the problems spawned by a global technological infrastructure that has stealthily taken over the world, becoming an integral part of people’s daily lives.

CORPOS FARDADOS

MILITARLY UNIFORMED BODIES

2015-2020

 

A partir de imagens apropriadas de redes sociais, a série explora como armas, fardamento e imagem compartilhada em rede podem ser percebidos como constituintes de uma corporificação militar  contemporânea.

This series explores, appropriating social network images, how uniform, guns and shared images on the network can be perceived as constituting a peculiar military embodiment in contemporaneity.

Militarly Uniformed Bodies use of Electr
12805777_550557958445309_492492676580974

CINEFAGIA CICLOFONÁTICA

CYCLOPHONATIC CINEPHAGIA

2016

                                                            

O trabalho envolve instalação urbana e mídia locativa,  tendo como base cenas de uso do telefone em filmes nacionais (1913-1980). Essas cenas foram geolocalizadas em 17 orelhões na cidade de Fortaleza, compondo um percurso que pode ser realizado invidualmente (de bike, preferencialmente) ou através de uma visita cicloguiada oferecida pelo artista.

Installation and locative media work that appropriates telephone scenes from braziliam movies dated 1913-1980. These scenes were geolocalized in 17 public telephones around the city,  creating a route that can be followed by bike. To access these scenes, the experiencer needs to download the Hipergeo app for Android. The scenes were divided in four curatorial sections, dialoguing with the urban space of Fortaleza. One version of the work was exhibited in the exhibition Media Landscapes, where some scenes could be watched on public phones covered by sand.

FUTURO MENDIGADO

2015

                                                            

Futuro Mendigado é uma série de ações que interseccionam performance e mash-up audiovisual, trabalhando com o mash-up tanto como ferramenta de linguagem quanto como metáfora para interpretações da contemporaneidade, através da experiência corporal de uma criatura animalesca audiovisual, técnico-orgânica, físico-digital, perfomativa, superficialmente e ambiguamente futurista.

Series of actions that intersect performance and audiovisual mash-up, working with mash-up both as a tool for audiovisual language and as a metaphor for interpretations of contemporaneity, through the embodied experience of an audiovisual animal-like creature, techno-organic, digital-physical, performative, superficially and ambiguously futuristic.

11927457_904678822901981_576987893369078
11146415_904678746235322_859362846175903
refugee.jpg

THROWTOGETHERNESS

2015

                                                            

A geografa Doreen Massey cria o neologismo Throwtogetherness para expressar algo parecido com ‘um estado de estar atirados juntos’ no espaço urbano constituído pela existência contemporânea de uma pluralidade de trajetórias, semelhanças e diferenças presentes na simultaneidade de estórias em seus desenrolares. O presente trabalho relaciona então tal conceito com uma poética do deslocamento a partir do contato com uma experiência de desalojo de uma ocupação de refugiados em Berlin, performatizando-se um pessimismo sobre a realidade e o estilhaçamento de uma concepção fantasiosa da Europa.
 
For Doreen Massey,  the throwtogetherness of urban space, is constituted by the “contemporaneous existence of a plurality of trajectories”, sameness and otherness are both present in a “simultaneity of stories-so-far”. This videoart work relates such a concept with a poetics of displacement, having as basis the contact with the eviction of a refugees squat in Berlin, performing a pessimism and a shattering of a fantasious conception of Europe.