Lançamento do site Mar de Dados | Observatório dos Cabos Submarinos
- Ruy Cézar Campos
- 28 de mar.
- 3 min de leitura

Café da manhã no Centro Cultural Casa Barão do Camocim destaca a importância de uma cidadania cultural no que concerne a interseção entre tecnologia, arte e história das infraestruturas que viabilizam comunicação global desde o século XIX ao XXI.
No dia 31 de março será lançado o website “Mar de Dados | Observatório dos Cabos Submarinos” (www.mardecabossubmarinos.art), um projeto inovador que investiga as infraestruturas de cabos submarinos com um olhar crítico sobre sua relevância histórica, política e cultural. O evento acontece às 9h no Centro Cultural Casa Barão de Camocim, contará com um café da manhã vegano e uma apresentação detalhada do site.
A iniciativa conta com apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital das Artes – Mídia Digital da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Fortaleza
Sobre o projeto
“Mar de Dados” nasce da importância de se oferecer visibilidade para as infraestruturas que sustentam a comunicação contemporânea. Embora a Internet seja amplamente percebida como um espaço imaterial e etéreo (como demonstram certas metáforas como “nuvem”), sua existência depende de uma densa rede de cabos submarinos que atravessam os oceanos, conectando continentes e permitindo a troca global de informações. Fortaleza, nesse contexto, é o principal hub de cabos submarinos da América Latina.
O projeto é idealizado pelo pesquisador e artista Ruy Cézar Campos, cujas práticas artísticas e pesquisa acadêmica exploram a relação entre tecnologia e sociedade. Em seu artigo "Um cabo submarino na maré abolicionista: infraestrutura comunicacional contra a escravidão no Ceará (1873-1888)", publicado na Revista de Históriad a USP, por exemplo, Campos analisa como a instalação de cabos submarinos em Fortaleza, ainda no século XIX, influenciou o movimento abolicionista e redefiniu as relações políticas e sociais da época. Para o website, o conteúdo do artigo foi reformulado para o formato de página multimídia com vídeos artísticos, textos e arquivos sobre o assunto.
Ao trazer essa perspectiva histórica para o presente, “Mar de Dados” propõe uma reflexão sobre o impacto dessas infraestruturas na contemporaneidade, abordando temas como soberania digital, privacidade, territorialidade e colonialismo tecnológico. O site funciona como um observatório e uma plataforma de pesquisa, reunindo informações detalhadas sobre os cabos submarinos que operam no Brasil, com foco especial em Fortaleza.
O que o site oferece?
O www.mardecabossubmarinos.art se estrutura em múltiplos eixos, compartilhando com o público:
Mapas dos cabos submarinos que passam pelo Brasil e pelo mundo.
Arquivos históricos sobre a implantação dessas infraestruturas no país.
Monitoramento da operação dos cabos atualmente.
Ensaios visuais e artísticos que interpretam os cabos como fenômeno sociotécnico.
Textos analíticos e pesquisas sobre os impactos políticos, econômicos e ambientais dessas redes.
Por que esse projeto é importante?
A dependência global dos cabos submarinos levanta questões fundamentais sobre quem controla as infraestruturas da comunicação digital. O Brasil, e particularmente Fortaleza, desempenha um papel estratégico nessa rede global, sendo um dos principais pontos de chegada de cabos que conectam a América Latina ao restante do mundo.
O “Mar de Dados” contribui para uma nova forma de cidadania infraestrutural, conceito que enfatiza a necessidade de compreender e questionar as infraestruturas que regulam nossas vidas cotidianas. O site busca não apenas divulgar informações, mas também estimular debates sobre soberania digital, impactos ambientais da tecnologia e o papel da infraestrutura na geopolítica da comunicação.
Serviço
Evento: Lançamento do site “Mar de Dados | Observatório dos Cabos Submarinos”
Data: 31 de março de 2025
Horário: 9h
Local: Centro Cultural Casa Barão de Camocim
Endereço: R. Gen. Sampaio, no 1632 - Centro, Fortaleza - CE, 60020-031
Entrada gratuita
Convidamos pesquisadores, artistas, jornalistas, ativistas e todos os interessados em cultura digital, infraestrutura de comunicação e interseções artísticas a participarem deste evento.
Para mais informações, acesse: www.mardecabossubmarinos.art.
Sobre o realizador do projeto:
Ruy Cézar Campos é Doutor em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (bolsa CAPES), Mestre em Artes pela Universidade Federal do Ceará - UFC (bolsa FUNCAP) e Bacharel em Audiovisual e Novas Mídias pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR.
Atualmente realiza estágio de pós-doutorado no PPG Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense - UFF, com apoio de bolsa FAPERJ Nota 10, pesquisando relações entre mudanças climáticas, infraestruturas e práticas artísticas.
Participou de exposições como 17º Verbo, 13º Bienal de Havana, Take me to the river (Hamburger Bahnhoff e online), Bienal de Arte Digital (Oi Futuro/Museu da Pampulha), 28º Mostra Sesc de Arte da Juventude (premiado), 69º Salão de Abril, Campos de Invisibilidade (Sesc Belenzinho), dentre outras.
Para mais informações, acesse www.ruycezarcampos.com
Commentaires