top of page
  • Foto do escritorRuy Cézar Campos

Expansão de Data Center em Fortaleza

Atualizado: 29 de jul. de 2023

A brasileira V.tal construirá um centro de dados de hiperescala em Fortaleza

O grupo brasileiro V.tal adquiriu um terreno em Fortaleza, no estado nordestino do Ceará, para o que será o seu primeiro centro de dados de hiperescala.

Apelidada de "Mega Lobster", a instalação terá uma capacidade de 20MW e será integrada à estação de aterragem do cabo submarino da empresa e ao seu centro de dados de borda "Big Lobster" (na foto), ambos localizados em Praia do Futuro, de acordo com um comunicado do especialista em data centers e infraestrutura digital.

O Big Lobster começou a operar em fevereiro, com uma potência total projetada de 4MW.

Assim como os locais ativos, o Mega Lobster se apoiará na rede de fibra terrestre da V.tal para se conectar a um ecossistema neutro, oferecendo soluções para operadoras, provedores de serviços de internet e empresas OTT acessarem o ponto central de troca de internet do Ceará. Este PTT já registra o segundo maior volume de tráfego de internet no Brasil.

"A construção de outro centro de dados em Fortaleza reforça a estratégia da empresa de expandir sua infraestrutura em polos estratégicos de conectividade na região para atender às crescentes necessidades digitais de empresas locais e internacionais", afirmou a V.tal no comunicado.

A empresa não forneceu detalhes sobre a área da instalação, o investimento ou a data de início da construção, entre outros.

Além da V.tal, outras empresas como Scala, Elea Digital e HostDime estão trabalhando em expansões e novos centros de dados em Fortaleza.


Traduzido de notícia vinculada na página BnAméricas


0 comentário
bottom of page