Fotografia e Práticas artísticas I

Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário Emergencial - 2020.1 - UFES

EMENTA

As alianças midiáticas formaram uma névoa em torno da fotografia. A fotografia introjetou a névoa do inconsciente óptico ao não consciente algorítmico que hoje viraliza spam. Jogar com o funcionamento técnico básico do aparato e código fotográfico para perceber o entorno: territórios diaspóricos explorados com o olho tátil..  

OBJETIVOS

Geral:

- Experienciar uma percepção crítica/criativa sobre práticas fotográficas na arte e na vida.

 

 Específicos:

- Conhecer princípios de operação do aparato fotográfico e fundamentos técnicos do jogo com seus códigos básicos.

- Expandir teoricamente as compreensões sobre fotografia a partir de um engajamento criativo da percepção com seu entorno.

- Situar o contexto atual de nossas vidas através da fotografia.

- Vivenciar a sala de aula arte-educativa audiovisual e em rede de modo a gerar um fluxo de retroalimentação entre exercícios fotográficos, vida e reflexividade pedagógica.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

- Arqueologia dos meios ópticos.

Reflexão sobre o processo de alianças midiáticas que resultaram na invenção da fotografia e seu enquadramento por discursos históricos. 

 

- Fotografia e arte moderna.

Percepção sobre as relações que a fotografia foi estabelecendo ao longo do século XX com teorias sobre o real, bem como sobre os modos que o gesto fotográfico foi se relacionando com um espectro diverso de práticas de arte moderna. Pensamento sobre experiências fotográficas desde o Brasil.  

 

- Funcionamento técnico.

Contato com códigos básicos de operação do equipamento fotográfico e uso poético de técnicas de composição, exposição, velocidade do obturador e lentes.

 

- Fotografia e arte contemporânea.

Dimensionar a fotografia hoje através de uma atenção para suas relações com espaço/lugar/território, feminismo, diáspora, reprodutibilidade e viralidade.

METODOLOGIA

  • As aulas acontecerão de modo síncrono (Meet/Google Classroom) e assíncrono (videoaulas e textos).

 

  • As aulas ocorrem às quintas-feiras, das: 14:25 às 16:30h.

 

  • Instruções sobre o acesso a Google Classroom:

 

https://www.youtube.com/watch?v=bwIowk-9kiE

 

https://support.google.com/edu/classroom/answer/6072460?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR

 

http://www.alegre.ufes.br/login-%C3%BAnico-e-mail-institucional-e-redirecionamento-de-e-mail

 

  • Os conteúdos serão disponibilizados semanalmente de modo assíncrono: videoaula, sugestões de textos e exercícios (Via Google Classroom / Drive)

 

  • Os discentes terão uma semana para trabalhar com o conteúdo, . Nas aulas síncronas, os alunos também devem apresentar e discutir os exercícios propostos na aula assíncrona (videoaula).

 

  • As reposições referentes aos dias 10/09/2020, 17/09/2020 e 24/09/2020 serão realizadas através de videoaulas, cobrindo as semanas 05, 06, 07 e 08 da disciplina.

 

  • Os exercícios propostos envolvem fotografia com a percepção dos entornos da sala de aula

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

- Participação em pelo menos 70% dos exercícios sugeridos (5 pontos).

- Realização de um ensaio transmídia, apresentado ao final da disciplina (5 pontos).


SEMANA 1: Aprendendo fotografia na sala de aula audiovisual conectada em rede.

Aula introdutória no Google Meet.


Disponibilização da videoaula da semana 01.


Disponibilização dos textos:


STEYERL, Hito. O Spam da Terra: Distanciamento da Representação. Zum  Revista de Fotografia n. 16. 2019. Disponível em: https://revistazum.com.br/revista-zum-16/o-spam-da-terra/


DUBOIS, Philippe. Pós-fotografia, pós-cinema:  os desafios do pós. In: Pós-fotografia, pós-cinema: novas configurações das imagens. Pp. 16-29. [ORG.] Beatriz Furtado e Philippe Dubois. São Paulo: Edições Sesc. 2018.













 

SEMANA 2: Arqueologia dos meios ópticos.

 

Aula síncrona sobre o conteúdo disponibilizado na semana 01 e apresentação de exercícios.

 

Disponibilização da videoaula da semana 02.
 

 

Disponibilização do texto:

 

KITTLER, Friedrich. Pintura e fotografia, uma luta para os globos oculares. pp. 190-203. In: Mídias ópticas. Friedrich Kittler. Rio de Janeiro: Contraponto. 2016.

SEMANA 3: A fotografia e o real.

Aula síncrona sobre o conteúdo disponibilizado na semana 02 e apresentação de exercícios.

 

Disponibilização da videoaula 03

 

Disponibilização do texto:

ROUILLÉ, André. O verdadeiro fotográfico. In: A fotografia entre documento e arte contemporânea. André Rouillé. P. 61-82. São Paulo: Editora Senac. 2009

SEMANA 4: Da reprodutibilidade à viralidade.

 

Aula síncrona sobre o conteúdo disponibilizado na semana 03 e apresentação de exercícios.

 

Disponibilização da videoaula 04

 

Disponibilização dos textos:

BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. In: Estética e sociologia da arte. Walter Benjamin. Pp. 51-78. Belo Horizonte: Autêntica Editora. 2017.

 

FOSTER, Hal. O retorno do real: a vanguarda no final do século XX. pp. 123-159. São Paulo: Cosac Naify, 2014

SEMANA 5: O fotográfico na arte do século XX.

 

Aula síncrona sobre o conteúdo disponibilizado na semana 04

e apresentação de exercícios.

 

Disponibilização da videoaula 05.

 

Disponibilização do texto:

DUBOIS, Philippe. A arte é (tornou-se) fotográfica? in:

O ato fotográfico. Philippe Dubois. pp. 251-191 Campinas: Papirus.  2012.

SEMANAS 7, 8 e 9:

Códigos Técnicos da Fotografia

REPOSIÇÕES

Disponibilização das videoaulas da semana 07, 08 e 09:

Operação básica de câmera

Exposição

Lentes e profundidade de campo

Tempo e movimento: velocidade do obturador

SEMANA 6: Brasil fotografado

Aula síncrona sobre o conteúdo disponibilizado na semana 05 e apresentação de exercícios.

Disponibilização das videoaulas 7, 8 e 9.

 

Disponibilização dos textos:

 

CHIARELLI, Tadeu. História da arte/história da fotografia no Brasil-século XIX: algumas considerações. Ars (São Paulo), v. 3, n. 6, p. 78-87, 2005.

 

FREIRE, Paulo. Ensinar exige responsabilidade para o diálogo. Ensinar exige querer bem aos educandos. In: Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paulo Freire. Pp. 152-165. São Paulo: Paz e Terra. 1996.

SEMANA 10: O gesto de fotografar

Aula síncrona sobre o conteúdo disponibilizado na semana 09 e apresentação de exercícios.

Disponibilização da videoaula 10.

 

Disponibilização dos textos:

FLUSSER, Vilém. O gesto de fotografar. In: A filosofia da caixa preta: ensaios para uma filosofia da fotografia. Pp. 43-50

FLUSSER, Vilém.  A fotografia. In: A filosofia da caixa preta: ensaios para uma filosofia da fotografia. São Paulo: É realizações. 2018. p. 51-60.

SEMANA 11: Multiterritorialização e fotografia

Aula síncrona sobre o conteúdo disponibilizado na semana 11 e apresentação de exercícios.

Disponibilização da videoaula 12.

Disponibilização de texto e palestra:La Nuit Yanomami | Les Nuits de L'incertitude  2020: Davi Kopenawa e Cláudia Andujar. Fondation Cartier pour l'art contemporain. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=quXH-NoSSbc

SEMANA 12: Fotografia e diáspora.

 

Aula síncrona sobre o conteúdo disponibilizado na semana 13 e apresentação de exercícios.

 

Disponibilização da videoaula 14.

 

Disponibilização do texto:

LIMA, Diane Sousa da Silva. Práticas artísticas contemporâneas afro-brasileiras no século XXI. Pp. 142-180. Fazer sentido para fazer sentir: ressignificações de um corpo negro nas práticas artísticas contemporâneas afro-brasileiras. 2017. 202 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017

SEMANA 13: Fotografia e Feminismo

Aula síncrona sobre o conteúdo disponibilizado na semana 12 e apresentação de exercícios.

 

Disponibilização da videoaula: o olho tátil: fotografia e feminismo.

 

Disponibilização do texto:

 

SILVA, Tarcisio Torres. O sentido háptico e a politização da imagem contemporânea. Discursos Fotográficos, v. 13, n. 22, p. 236-257, 2017.

SEMANA 14:

Debate sobre o conteúdo disponibilizado na semana 13.

 

Apresentação de ensaios fotográficos (em finalização) como avaliação final.

 

Reflexão sobre a experiência de ensino-aprendizagem emergencial, audiovisual e em rede sobre fotografia.

SEMANA 15:

Tira-dúvidas sobre os projetos via Chat.

Envio dos ensaios fotográficos finalizados.

Crédito das imagens por ordem:

Frame da aula 1.
Etienne Gaspard-Robertson. Paris. 1797.
Alair Gomes, The Course of the sun (1977-1980)
Spam - Freezeflight
Kasimir Malevich - SUprematist Composition: Airplane Flying, 1914.
Família Imperial do Brasil. 1887. Rio de Janeiro, RJ / Acervo IMS
John Danehy. Untitled (Castle in the Air), 2007.
Arquivo Vilém Flusser.
Abertura de exposição de Cláudia Andujar, com Davi Kopenawa, na Fondation Cartier pour l'art contemporain. 2020.
Denise Camargo. Curvo a cabeça, agradecida da série Notas para a imagética do candomblé Foto: Denise Camargo.

Martha Rosler. Bringuing the War Home. 2004